18 novembro 2010

Por que não sou cristão - 1

Publicarei alguns trechos do livro "Por que não sou cristão" de Bertrand Russell com intuito de provocar a reflexão e discursão a respeito dos temas.


"Ao dar ênfase à alma, a moral cristã tornou-se completamente individualista. Penso que o resultado claro e liquido de todos estes séculos de cristianismo foi tornar os homens mais egoístas, mais fechados em si mesmos, do que a natureza os faz - pois que os impulsos que naturalmente tiram o homem para fora das paredes do seu ego são os do sexo, a paternidade, o patriotismo e o instinto de rebanho. 
O sexo, a igreja fez tudo para desacreditar e denegrir; 
o afeto de família foi desacreditado pelo próprio Cristo e pelo os grossos de seus adeptos;
o patriotismo  não pôde encontrar lugar entre as populações sujeitas ao império romano. 
A polemica contra família nos evangelhos é um assunto que não recebeu a atenção que merece. A igreja trata a mãe de Cristo com reverencia, mas ele próprio pouco revelou desta atitude. "Mulher, que tenho eu contigo?" é a sua maneira de falar-lhe. Também diz que veio separar o filho do seu pai, e a filha da sua mãe,...e aquele que ama o pai ou a mãe mais do que a Ele, não é digno D'Ele. 
Tudo isso significa uma ruptura no laço biológico da família a bem da fe - uma atitude que muito teve haver com a intolerância que surgiu no mundo com a expansão do cristianismo." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer fazer um blogueiro feliz?
Poste um comentário!
Valeu!

Related Posts with Thumbnails