22 outubro 2010

Missão integral

Texto de Arlen Rodrigues

Uma revista Cristã abordava um tempo atrás que os males sociais são frutos do pecado, porém o pecado estrutural – má distribuição de renda, saúde publica precária, educação básica ineficiente.

Este tem sido o tema corrente na missão integral. O evangelho tem por missão oferecer uma resposta para essa sociedade em crise e construir um mundo mais justo anunciando a chegada do reino de Deus, juntamente com exercício cidadão, aliando os valores cristão sem abrir mão da nossa vocação profissional e talentos naturais.

Entretanto essa onda evangélica de triunfalismo quer resolver quase tudo somente com  oração, intercessão nas ruas mais violentas da comunidade, unção nos pontos com alto índice de prostituição e estendendo a mão na direção da sua casa. Isto é apenas uma crendice que desacredita o bom senso. Eu vejo que o chamado a fé envolve muito mais do que orar pelos perdidos, impor mão, e fazer catequese.

Eu gostei muito de uma frase que eu ouvi hoje que diz, "Ensinamos o que sabemos,e multiplicamos quem somos". Nós cristãos temos que rever o que realmente somos, fazer uma auto análise da verdade que estamos passando, e qual estamos vivenciando. A verdade das igrejas-empresas a serviço do ego e da lógica da competição dita pelo deus mercado? Ou a verdade do reino de Deus, que a lógica é a cooperação que compartilha a miséria alheia?

O serviço cristão pode ser feito sem abrir mão da carreira profissional, visão empreendedora, dos talentos, seja a lógica-matemática, artes ou serviço social voluntario, tudo pode ser colocado a disposição do reino de Deus.

Ouvia uma apresentação do pastor Kivitz quando dizia que em vez de enviar missionários para a África, seria  melhor enviar um empreendedor para desenvolver negócios, gerar receitas, empregos, médicos para cuidar dos doentes, engenheiros agrônomos para ensinar técnicas de plantio, educadores e dentistas, dessa maneira diminuiria com eficácia a pobreza do mundo.

A igreja não tem colocado em pauta os novos desafios da atualidade como a preocupação com o meio ambiente e desenvolvimento sustentável, poucos cristão atentaram que relacionar bem com o meio ambiente, consigo mesmo, com Deus e o próximo, é tão cristão que a missão de Adão no Éden era cuidar da terra.

Por isso é interessante a missão integral, Deus age através de nós em favor dessa humanidade não somente quando oramos e jejuamos, a nossa formação profissional, talentos e personalidade pode devolver aquilo que Deus tem nos confiado a essa sociedade talvez de modo mais eloqüente que meras palavras, que traz apenas uma falsa sensação de espiritualidade sadia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer fazer um blogueiro feliz?
Poste um comentário!
Valeu!

Related Posts with Thumbnails