22 março 2010

Citações - 2

IM000826.JPG

“... Como a misericórdia se assemelha à chuva que cai do céu suavemente sobre a terra; como a piedade é uma dupla benção, já que abençoa tanto o que dá quanto o que recebe, e como a piedade combinava melhor com os monarcas que suas próprias  coroas, sendo um atributo do próprio Deus; (...), como o poder terreno se aproxima do divino na proporção em que a clemência tempera a justiça. (...), como todos nós oramos por clemência
·, essa mesma oração deveria ensinar-nos a demonstrar clemência."
Shakespeare em "O mercador de Veneza"

“A  Tentação revela melhor o autocontrole; o perigo revela melhor a bravura e a firmeza de caráter.” Eduardo Giannetti em "O Valor do amanhã".

“Assim como viver no passado, o viver no futuro também pode ser uma forma de escapismo, fuga e negação da vida: um refúgio contra o desafio e a dor de viver.”

Eduardo Giannetti em "O Valor do amanhã".

“O Ponto cardeal para o individuo a sós consigo mesmo é convencer-se sinceramente de que ele é honesto no que conta por dentro e, tudo considerado, merecedor da aprovação interna e alheia. O Fulcro do auto-engano não está no esforço de cada um em parecer o que não é. Ele reside na capacidade que temos de acreditar de boa-fé que somos o que não somos.”
Eduardo Giannetti em "Auto-Engano".

“É doce para cada um supor que será capaz de resistir com sucesso à tentação enquanto ela não passa de um prospecto remoto no tempo ou distante no espaço. (...). O que não se pode subestimar é a dificuldade de prever, com um mínimo de segurança, quem seremos e como reagiremos quando a pressão das circunstancias e o calor do momento conspirarem para nos levar à fronteira incógnita dos nossos limites. As relações entre o eu-agora e o eu-depois na assembléia da mente individual estão sujeitas a súbitas reviravoltas”

Eduardo Giannetti em "Auto-Engano".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer fazer um blogueiro feliz?
Poste um comentário!
Valeu!

Related Posts with Thumbnails